quarta-feira, 2 de março de 2011

Cheesecake de baunilha extremamente fácil


Para 8-10 pessoas
Ingredientes:
150g de manteiga sem sal derretida
250g de bolachas digestivas esmagadas
115g de açúcar fino
3 colheres de sopa de farinha de milho
900g de queijo-creme gordo à temperatura ambiente (usei Philadelphia)
2 ovos biológicos grandes
115ml de natas para bater
1 vagem de baunilha golpeada no sentido do comprimento, usar só as sementes ou 1\2 colher de chá de essência de baunilha
raspa de 1 laranja
raspa de 1 limão
400g de cerejas sem caroço
3 colheres de sopa cheias de açúcar fino
opcional: um pouco de vinho do porto ou whisky
Açúcar em pó para polvilhar


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte o fundo e os lados de uma forma de fundo amovível. Misture as bolachas e a manteiga numa tigela tigela, comprima-as contra a base de um forma já preparada e coza durante 10 minutos. Depois retire do forno e deixe arrefecer. Aumente a temperatura do forno para 200ºC. Combine o açúcar e a farinha de milho numa tigela. Adicione o queijo-creme e bata até ficar cremoso, junte os ovos e bata bem. Depois dos ovos junte gradualmente as natas, até ficarem macias, de seguida juntar as sementes/essência de baunilha, a raspa de laranja e a raspa de limão. Deite a mistura em cima da base de bolacha e nivele a superfície. Coloque no meio do forno e deixe cozer 40 a 45 minutos até o topo ficar castanho-dourado e o recheio solidificar nas bordas. Deixe arrefecer à temperatura ambiente e sirva passado 2 ou 3 horas, ou se quiser uma textura mais firme, leve ao frigorífico até estar frio.
Antes de servir, coloque as cerejas numa caçarola, polvilhe com o açúcar e junte um fio de água. Leve a lume brando médio e ferva suavemente durante 10 minutos. Se tiver vinho do porto ou whisky à mão, esteja à vontade para juntar um pouco. Quando a compota tiver diminuído (o líquido ser pouco), acrescente um pouco de água para soltar . Retire do lume e deixe arrefecer, e depois sirva colheradas da compota por cima do cheesecake e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.


Bom Apetite!
Tânia Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário