quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bolo de Caramelo e Nozes / Caramel & Nuts Cake

A primeira vez que vi esta receita lembrei-me logo do gelado Caramel & Nuts lembram-se? Então para mim ficou Caramel & Nuts Cake! ahah
Este bolo foi feito esta tarde depois de uma manhã saída de um pesadelo mas como costumo dizer...cozinhar pode ser a melhor das aspirinas!

Ingredientes:
75g de manteiga
130g de açúcar amarelo
2 gemas
1 iogurte natural
96g de farinha integral
70g de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
40g de nozes moídas
1dl de sumo de laranja
4 claras
manteiga e farinha q.b
Calda
200g de açúcar granulado (açúcar normal)
1,5dl de água
2dl de natas
Nozes picadas q.b

Preparação
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe-a com farinha. Bata a manteiga com o açúcar amarelo, até obter um creme homogéneo. Junte-lhe as gemas e o iogurte. Acrescente-lhe as farinhas e o fermento, envolvendo bem.
Polvilhe com as nozes moídas e verta o sumo de laranja. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa.



Verta-a na forma e leve-a a meio do forno, entre 30 a 35 minutos. Retire e deixe arrefecer e desenforme. Reserve

Ferva o açúcar granulado da calda com a água até obter caramelo. Regue-o com as natas, em fio, mexendo bem e com calma pois o caramelo está muito quente e ao colocar as natas frias pode começar a salpicar. Deixe engrossar um pouco e retire do lume. Verta sobre o bolo. Polvilhe com nozes picadas.













Dicas:
1- Quem nunca fez caramelo caseiro fique a saber que demora algum tempo (muito até!) e o truque é fazer em lume brando e ir mexendo sempre. Cuidado para deixar ficar tempo demais e queimar!
2- Quando misturar as claras a qualquer bolo, em vez de bater ou mexer, envolva delicadamente com movimentos circulares e assim consequentemente o bolo sairá bem fofinho.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário