quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bolo Xadrez

Depois de tanta coisa finalmente vou poder meter a receita do meu bolo xadrez e espero que gostem. Tenho é que agradecer a uma colega minha (ela sabe quem é!) porque senão fosse ela não estariam a ler isto, foi graças a ela que consegui ter as fotos para acompanharem a receita. hehe


Ingredientes:
Massa
10 ovos e 250g de açúcar
200g de farinha
1 c.(chá) de fermento em pó
Creme de manteiga
300g de manteiga
200g de açúcar em pó
2 tampas-medida de xarope de groselha (usei a tampa da garrafa como medida)

Preparação
Bata as gemas com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Peneire a farinha com o fermento. A seguir, bata as claras em castelo e envolva tudo, alternadamente, no preparado inicial.
Divida a massa em duas porções iguais. Numa das partes acrescente o chocolate em pó. Verta cada parte de massa em formas quadradas distintas (usei rectangulares), untadas com manteiga e polvilhada com farinha.


 Leve ao forno a 190ºC, durante cerca de 25 minutos. Retire depois de cozinhados e deixe arrefecer. Para o recheio, bata a manteiga com o açúcar e o xarope. Reserve.

Corte os bolos ao meio, no sentido do comprimento. Forme quatro camadas alternadamente recheando com parte do creme de groselha. Corte às tiras e coloque-as também alternadas umas sobre as outras, voltando a rechear entre elas.














Cubra o bolo com o restante creme e leve ao congelador durante cerca de uma hora. Entretanto, derreta o chocolate em banho maria e barre o bolo. Decore a gosto

Tenho que confessar que na parte da montagem atrapalhei-me um pouco e tive que usar as mãos tentando "colar" tudo. Como depois não ficou com um aspecto muito apresentável, depois de tirar do congelador aparei-o e dei-lhe a forma rectangular e na minha opinião ficou bastante bem.


Bom Apetite!

2 comentários:

  1. parece delicioso!
    o blog está muito bom Tânia, pena fazer tanta água na boca...

    ResponderEliminar
  2. AHAH Obrigada João! Intenção é mesmo essa...faz-te tanto água na boca que terás que fazer para experimentar...e quem sabe se não sai dai um grande cozinheiro? :P

    ResponderEliminar