segunda-feira, 11 de abril de 2011

O velho pudim de pão e manteiga com cobertura de doce de laranja e manteiga de canela e laranja

Esta tarde fiz mais um ataque à minha cozinha e como a minha mãe está desesperada para gastar ovos quase que fui obrigada a ter que fazer um pudim. Há algum tempo que estava para fazer um pudim que me intriga muito...pudim de pão e juntando o útil ao agradável, no natal recebi o último livro de culinário do meu cozinheiro favorito "Cozinhar com Jamie Oliver" de Jamie Oliver e uma das recitas que lá estava era este delicioso pudim de pão. Ainda não foi experimentado aqui em casa mas só o aspecto abre o apetite. Aqui tem esta receitita:

Ingredientes:
100g de manteiga sem sal, amolecida
1 grande pitada de noz-moscada moída
1 grande pitada de canela moída
raspa de 1 laranja
8 fatias de pão de boa qualidade com 1cm
9 ovos biológicos grandes
140g de açúçar fino
500ml de leite gordo
565ml de natas para bater
1 vagem de baunilha, golpeada no sentido do comprimento, usar só as sementes (Usei cerca de 10 gotas de aroma de baunilha)
4 colheres de chá de doce de laranja de boa qualidade

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Primeiro, prepare a manteiga com sabor, misturando a manteiga com a noz-moscada, a canela e a raspa de laranja.

Use um pouco um pouco desta mistura para untar um preto pouco fundo de tamanho médio que possa ir ao forno.
Barre o pão usando a manteiga com sabor, e em seguida corte cada fatia ao meio no sentido da diagonal.













Coloque as fatias no prato untado.

Agora separe os ovos, reservando as 9 gemas, mas só uma das claras. Bata as gemas e a clara com o açúcar, e depois aqueça o leite e as natas numa caçarola com as sementes e a vagem de baunilha. Deite esta mistura por cima do pão e deixe amolecer durante pelo menos 20 minutos. Coloque o prato num tabuleiro de forno e deite água a ferver suficiente para chegar até meio do prato.



























Depois leve ao forno pré-aquecido durante 45 minutos, até o creme inglês começar a endurecer. Entretanto, aqueça ligeiramente o doce de laranja numa caçarola, e depois retire o prato do forno e pincele o topo do pão com ele. Leve outra vez ao forno durante mais 5 a 10 minutos. Deixe arrefecer e ficar ligeiramente firme antes de servir.

Espero que gostem, Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário