sábado, 9 de abril de 2011

Salmão em papelote

Para quem gosta de salmão e não consegue arranjar outra maneira de comer sem ser grelhado aqui está uma óptima receita:

Ingredientes (Para 4 pessoas):
2 C. de sopa de azeite mais um pouco para untar
4 Alhos-franceses grandes, sem rama verde, e o resto cortado ao meio e em rodelas finas
Sal e pimenta
12 Rodelas de limão
4 Postas de salmão, sem pele (com 140g cada) (Usei filetes)
6 C. de sopa de salsa picada ou de uma mistura de salsa, cebolinha, hortelã-pimenta e estragão
4 C. de sopa de crême fraîche

Preparação:
Num tacho grande, aqueça o azeite em lume médio. Acrescente o alho-francês e reduza o lume. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 8-10 minutos, até ficar mole, mas não castanho. Tempere com sal e pimenta.
Pré-aqueça o forno a 220ºC. Corte 4 pedaços de folha de alumínio suficientemente grandes para poder embrulhar uma posta de peixe em cada um. Pincele cada uma das folhas com um pouco de azeite. Coloque 3 rodelas de limão em cada folha e coloque em cima a posta de salmão.

Distribua o alho-francês por cima do peixe. Polvilhe com ervas e coloque em cima 1 colher de sopa de crême fraîche. Dobre 2 vezes os cantos, para que não se entorne nada durante a cozedura.
Coloque os pacotes de peixe num tabuleiro e leve ao forno durante 12 minutos (deixei mais cerca de 10 minutos porque ainda não estava bom). Passado este tempo, abra cuidadosamente um dos pacotes, para ver se o peixe já está pronto. O peixe deverá ter um tom rosado e, se picar com a ponta de uma faca, deverá desfazer-se facilmente.
Para servir, distribua o peixe e os legumes por pratos aquecidos. Regue com o caldo da cozedura que se formou nos pacotinhos de alumínio.


Bom Apetite!

P.S Estejam atentos porque agora que entrei de férias vou publicar receitas muito mais regularmente e espero que gostem de todas elas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário