sábado, 16 de abril de 2011

Semifrio de Whisky

Esta receita não foi tirada de nenhum livro meu mas sim de um blog que eu visito constantemente: "Baunilha e caramelo" é um excelente blog na minha opinião. E a pedido da minha mãe para fazer algo fresco fiz este semifrio que pelo que parece fez sucesso cá em casa.

Ingredientes :
Base :
2 ovos
1 gema
130g de açúcar
Raspa de um limão *
90 g de farinha
1/2 colher de chá de fermento

Semifrio
2 pacotes de pudim flan ( costumo usar Mandarim)
8 dl de leite
2 colheres de sobremesa de maisena
3 colheres de sopa de açucar
12 folhas de gelatina incolor
2 dl de natas
50 ml de whisky
1,5 dl de leite condensado
Chocolate para polvilhar
Preparação:
Base :Pre-aquecer o forno a 180º.Untar uma forma redonda (que ser do mesmo tamanho que a forma do semifrio) com manteiga e polvilhar com farinha.

Bater os ovos com a gema, até obter um batido fofo. Adicionar o açúcar e a raspa do limão e bater bem firme . Peneirar a farinha com o fermento e envolver no preparado anterior .

Verter a massa na forma anteriormente preparada e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do forno).

Preparação Semifrio:
Colocar apenas o aro da forma de semifrio sobre um prato (o prato deve ser completamente raso). Cortar a base em duas camadas iguais e colocar uma no fundo do aro.

Demolhar as folhas de gelatina em água fria.

Misturar os pudins com um pouco de leite para desfazer o pó. Adicionar a maisena e uma colher de açúcar. Mexer um pouco até ficar tudo desfeito.Para obter resultados mais depressa e melhores podem utilizar a batedeira que resulta perfeitamente e não faz mal nenhum.

Levar o restante leite ao lume e assim que ferver juntar o pudim. Mexer continuamente até engrossar um pouco. Juntar as folhas de gelatina (previamente dissolvidas em água quente) e misturar bem. Retirar do lume e deixar arrefecer. Se o creme ficar com pequenos grumos, passar o creme pelo passador.

Bater as natas e quando ficarem firmes juntar o restante açúcar e o whisky. Envolver até obter um creme homogéneo e adicionar o leite condensado. Misturar o preparado das natas ao preparado ao pudim.
Levar ao congelador a prender um pouco (para quando colocar no aro não escorra para fora).

Verter metade do creme para cima da base, colocar a outra base e verter o restante creme. Levar ao congelador durante uns minutos e depois ao frigorífico pelo menos 3 horas.
 
*Por falta de limões cá em casa, substitui a raspa de limão por umas gotas de aroma de baunilha. Se optarem por esta alternativa, que fica também muito agradável, tenham cuidado para não exagerar na quantidade pois se for em demasia pode ficar um pouco amargo.







Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário