domingo, 8 de maio de 2011

Cogumelos recheados cremosos / tarteletes cremosas

Como ontem foi o meu aniversário não podia de deixar de cozinhar então preparei uma ementa cá em casa que foi um sucesso. Estas próximas receitas que vão encontrar são dessa mesma ementa, espero que gostem!

Para começar fiz esta entrada que não saiu nada igual à receita mas que ficou maravilhosa. Vou deixar-vos a receita normal e as alterações que fiz e no fim deixo-vos ainda uma foto da receita original tirada do livro.


A minha ficou assim:












Ingredientes (para 4):
25g de cogumelos porcini secos/ usei cogumelos frescos que é uma alternativa dada pela recita
225g de batatas farinhentas, aos cubos /usei puré instânteo
2 colheres de sopa de manteiga, derretida
4 colheres de sopa de natas espessas / usei créme fraîche
2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado /usei seco por isso só meti metade da quantidade
8 cogumelos grandes e de chapéu aberto / como não encontrei os cogumelos usei formas de tarteletes e forrei-as com massa folhada
25g de queijo emmenthal, ralado / sou viciada em queijo por isso meti a olho
150g de caldo de legumes /como usei as tarteletes não usei o caldo
sal e pimenta
cebolinho fresco para guarnecer

Preparação:
1- Coloque os cogumelos secos/frescos numa tigela. Adicione água a ferver suficiente para os cobrir e deixe demolhar durante 20 minutos.
2- Entretanto, coza as batatas numa caçarola média com água e sal durante 10 minutos, até ficarem completamente cozidas e macias. Escorra bem e reduza a puré. Eu como já estava um pouco atrasada fiz o puré instantâneo (usei maggi, por isso fiz uma saqueta) conforme as instruções da caixa mas aconselho a fazerem o puré caseiro que é 100 vezes melhor.
3- Escorra os cogumelos demolhados e pique-os finamente. Misture-os com o puré de batata.
4- Misture a manteiga, as natas e o cebolinho e deite esta mistura no preparado de batata e cogumelos, mexendo bem. Tempere a gosto com sal e pimenta.
5- Remova os estipes dos cogumelos e pique-os, misturando-os bem com o puré de batata. Deite a mistura nos chapéus de cogumelos e espalhe o queijo por cima. Como usei as tarteletes, substitui as estipes de cogumelos pela mesma quantidade e tipo de cogumelos que usei no início. Depois deitei nas tarteletes já forradas com massa folhada e polvilhei com o queijo.
6- Disponha os cogumelos recheados num tabuleiro raso de ir ao forno e junte o caldo de legumes. Saltei este passo.
7- Tape o tabuleiro e leve ao forno previamente aquecido a 220ºC, durante 20 minutos. Retire a tampa e asse durante mais 5 minutos até dourar. Sirva os cogumelos/tarteletes imediatamente, guarnecidos com cebolinho.

Versão do livro:
Como vêm ficou muito diferente, mas experimentem as duas que são muito boas. Cá eu assim que encontrar os cogumelos grandes vou fazer de certeza!

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário