domingo, 8 de maio de 2011

Lombinho de porco com ameixas

Aqui está o prato principal...

Ingredientes (para 4 pessoas):
16 ameixas secas
2 colheres de sopa de água
4 colheres sopa de conhaque ou vinho da madeira (para meu espanto foi incrivelmente difícil de encontrar, mas utilizei o vinho)
600g de lombinho de porco
sal e pimenta
30g de manteiga
1 colher de sopa de óleo girassol
125g de crême fraîche ou de crême double (usei crême fraîche porque ainda nunca encontrei crême double)
1 esguicho de sumo de limão

Preparação:
1- Coloque as ameixas, juntamente com a água e 2 colheres de sopa de conhaque ou de vinho da madeira, num tacho pequeno e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos, sem tampa, até as ameixas ficarem moles, mas sem se desfazerem. Escorra o líquido e reserve as ameixas.

2- Corte o lombinho em duas fatias grossas e tempere com sal e pimenta (cortei às tiras). Coloque a manteiga, juntamente com o óleo, numa frigideira grande usei um tacho mais baixo) e deixe derreter em lume médio. Adicione as fatias de carne e frite-as de cada lado até estar passada. Se necessário, vá fritando a carne em doses mais pequenas.

3- Retire a frigideira do lume e coloque toda a carne lá dentro. Aqueça o restante conhaque ou vinho da madeira numa concha de sopa ou num tacho pequeno, depois pegue-lhe fogo e regue a carne para flambear.
(divirto-me sempre muito a fazer isto, adoro!)
4- Logo que as chamas se apaguem, volte a colocar a frigideira no lume, adicione crème fraîche ou crème double, e deixe este molho levantar fervura, mexendo sempre, até engrossar.
5- Junte as ameixas e deixe-as aquecer no molho. Tempere tudo com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão e sirva.

Ainda consegui apanhar um pouco no tacho! Hehe

 Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário