domingo, 1 de maio de 2011

Tarte de Salame ou torta e frutos

Esta receita foi tirada de uma revista que a minha mãe comprou mas adaptei a receita substituindo o salame por torta visto que cá em casa não são muito adeptos de bolos de chocolate (tirando eu claro!).

Ingredientes:
18 fatias de salame ou (como eu usei) 18 fatias de torta
200ml de natas
400ml de polpa de manga
1,5dl de leite condensado
5 folhas de gelatina incolor
1 chávena (de chá) de manga em pedaços
1 chávena (de chá) de frutos vermelhos (como não consegui encontrar utilizei apenas morangos aos pedaços)
chocolate em pó e fatias de manga q.b

Preparação:
1- Forre o fundo de um aro de 22 cm de diâmetro com película aderente e cole uma tira de acetato às paredes do aro. Preencha o fundo e os lados com fatias de salame, calcando um pouco.
Neste ponto alterei um pouco as coisas e fiz à minha maneira mas mesmo assim saiu muito bem. Comecei por usar uma forma com fundo amovível e como usei torta para o fundo tive que utilizar uma base de bolo. Base de bolo: 4 ovos; 1 copo de óleo; 2 copos de açúcar; 3 copos de farinha; fermento. Misturei todos os ingredientes e levei ao forno até estar cozido (teste do palito). Com a base feita, coloquei à volta as fatias de torta sem utilizar a tira de acetato.


2- Bata as natas até que fiquem firmes. Junte-lhes a polpa de manga, envolvendo delicadamente. Adicione ainda o leite condensado e mexa até que fique tudo bem envolvido.
3- Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire um pouco do preparado das natas, junte-lhe as folhas de gelatina escorridas e leve a lume brando, mexendo até derreter. Junte ao restante preparado envolvendo delicadamente.
4- De seguida, acrescente os pedaços de manga ao preparado anterior e envolva-os, delicadamente, com um batedor de varas.
5- Verta na forma sobre o salame (ou base de bolo). Leve ao congelador até ficar firme. Desenforme e sirva decorado com frutos vermelhos, fatias de manga e folhas de erva cidreira (eu não usei). Polvilhe ainda com chocolate em pó e sirva fresca.

Dicas:
- Para quem não sabe, o teste do palito é espetar um palito no centro do bolo e se sair seco, está cozido, se sair molhado ainda não está pronto.
- Quando se utiliza folhas de gelatina deve-se sempre utilizar mais umas quantas para que fique bem rijo. Neste caso, em vez de 5 utilizei 7. Utilizo este mesmo truque com a farinha maisena e sai realmente melhor.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário