quarta-feira, 29 de junho de 2011

Apple Pie


Ingredientes:
Massa
2 xicaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar refinado (ou em pó)
150g de manteiga cortada em cubinhos
2-3 colheres de sopa de água (coloquei só 2)
Recheio
6 maçãs descascadas e cortadas em pedaços
1 xícara de açúcar
1/2 colher de sopa de canela (ou a gosto)
1 e 1/2 xícara de água
Creme
250ml de leite
1 gema
1/2 xícara de açúcar
1 colheres de sopa de maisena
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Preparação:
Num processador, junte a farinha o açúcar e a manteiga e bata muito bem. Adicione a água e bata até obter uma massa lisa. Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.
Estique a massa com o auxílio de um rolo de cozinha (se quiser tapar a tarte com ela, estique primeiro somente 2/3 da massa e reserve o restante para a tampa) até obter espessura de cerca de 3 mm, em uma superfície levemente enfarinhada. Forre uma tarteira de 24 cm de diâmetro com fundo amovível e não corte a massa nas paredes muito próxima da forma pois esta ao cozer vai encolher. Fure o fundo da massa com um garfo, evitando deste modo que alcofe. Leve a massa ao forno por cerca de 25 minutos nos 180ºC ou até dourar. Deixe amornar.
Para o recheio, leve todos os ingredientes ao fogo, numa panela em fogo alto até obter fervura. Abaixe o fogão e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos, mexendo ocasionalmente até amolecer. Reserve.
Para o creme, junte os ingredientes numa panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, até engrossar. Para o creme aconselho a fazer só depois de ter a massa cozida uma vez que este endurece muito rapidamente e se necessário passe o creme por a varinha mágica para eliminar os grumos. 
Coloque o creme de baunilha na massa e por cima, disponha as maçãs cozidas. Tape com o restante da massa (o 1/3 reservado) já previamente esticada. Faça cortes com uma faca, para que o ar quente possa escapar, pincele com um ovo e polvilhe com açúcar (não utilizei o açúcar aqui). Leve ao forno até dourar, cerca de 20 minutos.Nesta parte em vez de utilizar a passa por inteiro, cortei em tiras e coloquei em xadrez.












Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário