sábado, 18 de junho de 2011

Bolo Pudim

Um dos meus princípios quando criei o blog é não postar receitas tiradas de outro blog e dizer que encontrei numa revista ou que é minha....por isso raramente posto alguma receita de outros blogs e quando o faço indico sempre de onde a receita foi tirada.
Para comemorar o "final" do meu 10ºano e aproveitando que estive o dia todo sozinha, joguei-me a cozinhar. Para sobremesa fiz este bolo pudim que vi no blog: "As receitas lá de casa" que me abriu logo o apetite e por um pormenor que me chamou à atenção...o facto de o pudim passar para baixo do bolo. Agora que o fiz, é mesmo fascinante a maneira como nem se misturam...adorei!



Ingredientes:
Açúcar para o caramelo (eu usei de frasco... mais prático!)
Para o bolo:
3 ovos
1 chávena de chá de açúcar
150g de manteiga
1 chávena e meia de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 chávena de chocolate em pó
meia chávena de leite

Para o pudim:
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal (a lata medida é a do leite condensado)

Preparação:
Ligar o forno a 180ºC. Colocar um tabuleiro (eu tenho 2 formas redondas sem buraco: usei a mais pequena para fazer o bolo e a maior para pôr a água) com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria. Barrar uma forma redonda sem buraco com caramelo.

Bolo:
Bater o açúcar com os 3 ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida e mexer novamente. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena de leite. Bater bem. Deitar na forma sobre o caramelo e reservar.

Pudim:
Bater muito bem todos os ingredientes ao mesmo tempo e deitar sobre a massa do bolo.
É nesta altura que a massa do bolo "engole" o pudim e este sim fica em contacto com o caramelo... isto tem certamente uma explicação química!
Vai ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora. Desenformar depois de arrefecer completamente. No meu caso quando desenformei, a capa de caramelo do pudim ficou completamente colada à forma e para remediar coloquei caramelo por cima do pudim e ficou 5 estrelas. Se quiserem fazer para um almoço o melhor é fazer de véspera, porque se o desenformarem morno pode-se quebrar.






Bom apetite!

1 comentário: