quinta-feira, 28 de julho de 2011

Massa para sábados à tarde preferida da Jools

Já tinha saudades de cozinhar algo do meu cozinheiro preferido..Jamie Oliver. Como já tinha dito a algum tempo atrás "Cozinhar com Jamie Oliver" foi o meu primeiro livro de cozinha e está cheio de deliciosas receitas e dicas, um excelente livro para começar.
A receita é muito simples e muito rápida de fazer...até mesmo para mim que demoro todo o tempo de mundo.
Uma das curiosidades desta receita é que leva canela e eu nunca tinha feito nenhum prato principal com canela, mas ficou excelente. E ainda o mais engraçado é que o meu pai não gosta de canela mas como não sabia não disse nada e comeu...não é preciso se saber tudo não acham?
Mas enfim aqui fica mais uma receita para se aventurarem vocês mesmo e mais importante, para se deliciarem!



Ingredientes:
Azeite
1 cebola vermelha, descascada e picada fina (ainda não encontrei por cá, por isso uma normal resulta sempre)
1-2 malaguetas vermelhas e frescas, sem sementes e picadas finas (também não utilizei)
1 colher de chá de canela em pó
1 ramo de manjericão fresco, folhas retiradas e pés picados
800g de tomates de boa qualidade (ou 2 latas de 400g) (para ser mais fácil utilizei tomate pelado)
600g de atum de boa qualidade conservado em azeite, escorrido e desfeito
sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
500g de rigatoni ou penne
raspa e sumo de 1-2 limões
1 mão-cheia de queijo parmesão acabado de ralar

Preparação:
Aqueça um pouco de azeite numa caçarola de fundo pesado e cozinhe a cebola, a malagueta, a canela e os pés de manjericão em lume médio a brando durante 5 minutos até a cebola amolecer e ficar ligeiramente doce. Aumente o lume e junte os tomates, o atum e uma boa pitada de sal. Desfaça os tomates com as costas de uma colher e deixe levantar fervura e ferver durante 20 minutos. Prove para verificar o tempero.
Entretanto, coza a massa rigatoni numa panela de água a ferver com sal, segundo as instruções na embalagem. Quando estiver al dente, escorra a massa num coador, reservando alguma água da confecção. Misture a massa no molho de atum e tomate com as folhas de manjericão, um pouco de azeite (não pus mais), a raspa e o sumo de limão e parmesão e misture muito bem. Solte a massa com um pouco de água de confecção se necessário. Verifique o tempero e sirva imediatamente.

Em todas as receitas aprende-se algo e nesta descobri que posso substituir o manjericão pelo manjerico, que foi o que fiz e ficou muito bom. Ao que parece os sabores e constituição e muito idêntica, a única diferença é no tamanho das folhas...as do manjericão são maiores e mais tenras em comparação com as do manjerico.

Aviso que se fizerem as 500g de massa vai sair muita massa, por isso é melhor se forem uns quantos a comer.









Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário