sábado, 27 de agosto de 2011

Bolo de Noz e Creme de Baunilha

Esta receita é uma das minhas excepções...foi tirada do blog "Baunilha e Caramelo". Mas já como disse raramente faço isso mas esta receita pareceu-me mesma deliciosa.




Ingredientes:
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
150g de açúcar
3 gemas
2 colheres de sopa de whisky (opcional)
90g nozes
130g de farinha
1 colher de chá de fermento
5 claras
1 pitadinha de sal 
Creme de Baunilha:
150ml de leite
30g de açúcar
1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
1 gema
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100ml de natas*
1 colher de sumo de limão
2 colheres de sopa de nozes trituradas grosseiramente

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 190º C. Forrar um tabuleiro de 25 por 30 cm, com papel vegetal untado com manteiga.Triturar grosseiramente as nozes.Peneirar a farinha e o fermento.Com a batedeira, bater a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar as gemas uma a uma, batendo bem entre as adições. Adicionar o whisky e misturar.Colocar a batedeira na velocidade lenta, juntar as nozes e a farinha com o fermento. Misturar bem.Juntar às claras o sal e batê-las em castelo. Juntar uma colherada generosa de claras à massa e misturar bem. Posteriormente, envolver suavemente as restantes claras.Colocar a massa na forma previamente preparada. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo), se necessário durante a cozedura tapar com uma folha e alumínio.
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma por 5 minutos antes de desenformar. Desenformar e com cuidado retirar o papel vegetal.Aparar o bolo à volta (cortar menos de 1 cm de cada lado). Cortar o bolo em rectângulos iguais . É importante que fiquem com largura idêntica, porque vão ser sobrepostos. Deixar arrefecer completamente. 
Creme :Levar ao lume 100ml de leite com metade do açúcar, até ficar quente.Combinar o restante açúcar, o açúcar baunilhado, a maisena e a gema. Aos poucos juntar o restante leite e misturar bem. Gradualmente (e mexendo sempre com uma vara de arames), juntar a mistura da gema ao leite quente. Levar novamente ao lume até obter um creme espesso (lume brando e mexendo sempre). Transferir para uma taça e deixar arrefecer por 10 minutos. Cobrir com película aderente (directamente sobre o creme) e levar ao frigorífico até ficar bem frio.Juntar as natas e o sumo de limão. Bater as natas bem firmes.Retirar o creme do frigorífico e retirar a película aderente. Bater o creme com a batedeira até ficar uniforme e aveludado. Cuidadosamente envolver as natas batidas no creme. Levar novamente ao frigorífico, durante pelo menos 1 hora.Colocar uma camada de bolo no prato de servir, espalhar um pouco de creme por cima, repetir o processo com as duas camadas de bolo e com o restante creme. Polvilhar generosamente com noz e levar ao frigorífico (durante 2 horas antes de servir)

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar
 

.


Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Que bolo tão guloso TÂnia vou levar a receita comigo.
    Beijinhos e parabéns pelo blogue, virei mais vezes (se não te importares)...

    ResponderEliminar
  2. Sim é bastante guloso e fresquinho então ainda sabe melhor. De certeza que vais adorar e és sem duvida sempre bem-vinda aqui ao blogue. E agradeço imenso por cá passares...Obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar