quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tarte de Amêndoa caseira

Por norma, quando uma mulher é cozinheira vai guardando de receitas para mais tarde poder passar essas mesmas receitas à sua filha que por sua vez também vai guardar algumas das suas receitas e passar à filha as suas e as da sua avó. Assim a minha mãe que foi uma grande cozinheira e ainda é mas já "reformada", deu-me a sua receita de tarte de amêndoa.Mas também só a fiz uma vez, no natal, por ser muito complicada e ter que ser bastante precisa. No entanto, na Páscoa provei uma outra tarte de amêndoa deliciosa, então pedi a receita e assim fiquei com a minha receita de tarte de amêndoa para mais tarde passar à minha descendência. Esta é muito mais fácil de fazer, demora menos de meia hora e é do mais simples que é...quando experimentarem vêem do que falo.




Ingredientes:
Bolo:
100g de açúcar
100g de margarina
2 ovos
200g de farinha
Recheio:
75 g de açúcar
70g de margarina
100g de amêndoa pelada e cortada (laminada/aos palitos)
5 colheres de sopa de leite
2 colheres de caramelo liquído

Preparação:
Para o bolo: Mexe-se o açúcar com a margarina derretida. Junta-se os ovos e mexe-se. Por fim junta-se a farinha e mistura-se tudo muito bem.Coloca-se numa tarteira de fundo amovível untada com margarina. Leva-se ao forno pré-aquecido nos 180ºC até o bolo ficar completamente cozido (teste do palito).
Para o recheio: Junta-se todos os ingredientes numa frigideira anti-aderente até alourar. Entretanto, com a massa já cozida, despeja-se por cima o recheio e vai novamente ao forno até começar a ferver por cima. A parte de colocar o recheio por cima tem de ser rápida uma vez que quando arrefece fica duro.





Bom Apetite!

2 comentários:

  1. gostto mas a tarte de amendoa ralada com casca açucar e ovos e a mais simples ainda e depois embebida com doce de ovos

    ResponderEliminar
  2. Sim realmente assim deve ser mais simples! Obrigada pela dica :) Continua a passar no blog e a deixar essas dicas que ajudam sempre ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar