quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Folhados de queijo e fiambre

Só agora é que finalmente tive tempo para poder partilhar com vocês todas as minhas delícias de natal. Mas nunca é tarde demais...Vou começar pela entrada (este post), de seguida o prato principal e por fim todos os docinhos que fizeram parte da mesa de natal. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes (faz 6):
Manteiga para untar
250g de massa folhada pronta, descongelada se for o caso
farinha, para polvilhar
50g de fiambre, finamente picado
125g de queijo-creme gordo (usei philadelphia)
2 colheres de sopa de cebolinho, fresco, cortado (usei salsa)
1 ovo, batido
35g de queijo parmesão, ralado no momento
pimenta

Preparação:
Unte 2 tabuleiros de ir ao forno com manteiga. Espalhe finamente a massa numa superfície de trabalho ligeiramente polvilhada com farinha. Corte 2 retângulos, cada um com 12x5 cm.
Leve os tabuleiros ao frigorífico com a massa, durante 30 minutos.
Entretanto, misture o fiambre, o queijo-creme e o cebolinho numa tacinha. Tempere a gosto com pimenta.
Espalhe o preparado de queijo e fiambre ao longo dos 6 retângulos, deixando uma margem de 2,5cm de cada lado. pincele os rebordos com ovo batido.
Para fazer o padrão recortado da cobertura, dobre os restantes retângulos no sentido do comprimento. Deixando uma margem de 2,5cm, corte linhas verticais sobre a dobra dos retângulos de massa.
Desdobre os retângulos recortados e coloque-os cobre os retângulos cobertos com o preparado de queijo e fiambre. Comprima bem os rebordos para os selar e polvilhe ligeiramente com folhados com o queijo parmesão.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante 15-20 minutos. Sirva quente ou coloque sobre uma rede metálica para arrefecerem e sirva frio.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário