quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tronco de Natal



Ingredientes:
Massa
3 ovos
150g de açúcar
50g de farinha
50g de maisena
10 g de açúcar baunilhado
1 colher de chá de fermento Royal
20gr de manteiga
Creme de chocolate
1 ovo
90gr de manteiga
50gr de açúcar
50gr de chocolate de culinária
1 colher de chá de café
Creme de natas
125ml de natas para bater bem frias
50gr de açúcar em pó

Preparação:
Comece por fazer o bolo: Bata as gemas com os açúcares. Quando a mistura começar a ficar esbranquiçada acrescente o fermento, a farinha, a maisena e 1 colher de sopa de água.
Bata as claras em castelo. Misture as claras à massa e incorpore bem.
Coloque a massa num tabuleiro rectangular previamente untado e forrado com papel vegetal e deixe cozinhar cerca de 10 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.
Entretanto faça o creme de chocolate: Bata o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreta o chocolate com o café e junte-a ao creme de ovo e manteiga. Misture bem e guarde no frigorífico.
Prepare também o creme de natas, batendo as natas até ficarem bem firmes. Adicione depois o açúcar, mexa bem e guarde no frigorífico.
Misture o creme de chocolate ao creme de natas.
Quando o bolo estiver pronto desenforme-o sobre um pano lavado e deixe arrefecer um pouco. Recheie então com metade do creme e enrole-o cuidadosamente. Deixe arrefecer completamente no pano. Depois de frio corte os dois topos do bolo para formar o tronco de Natal.
Passe o bolo para o prato de servir e coloque uma das pontas sobre o bolo, e a outra ponta de lado. Cubra com o restante creme e leve ao frigorífico para endurecer um pouco.
Com a ajuda de um garfo, simule os veios do tronco no creme de chocolate e decore com cogumelos de fantasia, ou cerejas cristalizadas ou qualquer outra decoração a gosto.
Sirva frio.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário