domingo, 22 de abril de 2012

Coelho estufado tenrinho com os melhores bolinhos de sempre

Mais uma fantástica receita do fantástico Jamie Oliver.

Ingredientes (Para 6-8):
Para os bolinhos
400g de farinha sem fermento
200g de manteiga
1 ramo de estragão fresco, picado fino
sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
leite
1/2 noz-moscada

2 coelhos de preferência caseiros ou biológicos, cortados em 10 pedaços
farinha
azeite
1 noz de manteiga
sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
10 tiras de bacon entremeado fumado, cortado fino
2 pés de rosmaninho fresco
250g de cogumelos frescos (campestres, shiitake, ostra), limpos e rasgados
1 mão bem cheia de cebolinhas, descascadas
2 latas de cerveja de 330ml
850ml de caldo de galinha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190ºC/gás 5. Para fazer os bolinhos, misture a farinha, a manteiga e o estragão com uma boa pitada de sal e pimenta. Depois, com um garfo, misture leite suficiente para a massa não colar. Misture até ficar bastante rija e enfarinhe as mãos e amasse. Estique a massa em forma de salsicha e corte em 18 pedaços iguais. Faça bolinhas com as mãos, rale noz-moscada por cima e coloque num tabuleiro no frigorífico.
Passe os pedaços de coelho pela farinha, sacudindo o excesso. Aqueça uma caçarola funda que possa ir ao forno, com cerca de 30cm de diâmetro, com algum azeite e uma noz de manteiga. Junte os pedaços de coelho aos poucos e cozinhe cerca de 5 minutos de cada lado até alourar. Após a dose final, deite de novo tudo na caçarola e junte uma boa pitada de sal e pimenta e o bacon. Deixe cozinhar mais alguns minutos até o bacon ficar estaladiço, mexendo sempre o coelho. Junte os pés de rosmaninho, os cogumelos e as cebolas e continue a fritar durante mais 10 minutos. A carne já deve estar com boa cor e os legumes tenros.
Misture uma colher de sopa de farinha, deite a cerveja e o caldo de galinha, tape e deixe cozinhar meia hora. Coloque os bolinhos sobre o estufado com cerca de 1cm entre eles. Funcionarão como tampa, permitindo que o estufado conserve a humidade e não ferva em seco. Quando estiverem prontos, ficarão estaladiços por cima e macios por baixo- Deliciosos! Regue com azeite e meta a caçarola no forno pré-aquecido durante 45 minutos.
Para mim, é uma refeição perfeita, mas pode acompanhar com legumes.















Bom apetite!

Peço desculpa por a imagem do início estar na vertical mas não a consegui meter de outra maneira e queria mesmo mostrar como é que os bolinhos irão ficar por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário