sábado, 27 de agosto de 2011

Tarte de limão merengada

Ao ver esta receita lembrei-me logo das típicas tartes americanas a arrefecer no parapeito da janela. Um costume da típica família americana...que dá nos cinemas. Mesmo assim só pela imagem com aquela soberba camada de merengue, soube que tinha que a fazer. Digam lá se só de olhas não vos apetece jogar as mãos à massa?



Ingredientes (10-12 fatias):
Base
260g de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de sal
110g de manteiga sem sal
uma forma para tarte com 23 cm de diâmetros, untada
feijões secos
Creme
8 gemas de ovos
2 latas de 397g de leite condensado
Sumo acabado de espremer e raspa de 8 limões
Cobertura simples de merengue
6 claras de ovo
330g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação:
Para a base: Coloque a farinha, o sal e a manteiga na batedeira bata na velocidade baixa até obter uma consistência arenosa e os ingredientes ficarem bem ligados. Adicione uma colher de sopa de água e bata até obter uma massa macia e homogénea. Caso a massa esteja ainda muito seca , adicione outra colher de sopa de água, mas tenha cuidado para não adicionar água a mais-é preferível bater a massa na velocidade máxima para ligar todos os ingredientes.
Envolva a massa em película aderente e deixe repousar durante uma hora.
Pré-aqueça o forno a 170ºC (Gás 3).
Polvilhe ligeiramente uma superfície de trabalho com farinha e estenda a massa com um rolo da massa. Forre a forma de tarte com a massa e cortando o excesso junto ao rebordo com uma faca afiada. Em vez deste passo em costumo meter a massa na forma e com os dedos ir estendo dentro da própria forma, acho mais fácil assim.Coloque uma folha de papel manteiga sobre a massa da base e deite feijões secos por cima. Leve a base da tarte ao forno pré-aquecido durante 10 minutos. Retire o papel manteiga e os feijões e leve novamente ao forno durante mais 10 minutos. A massa deve permanecer esbranquiçada e ligeiramente crua no centro.
Para o creme: Pré-aqueça o forno a 150ºC (Gás 2). Coloque as gemas de ovo, o leite condensado, o sumo e a raspa de limão numa taça de vidro e misture cuidadosamente com um batedor de varas grande até todos os ingredientes estarem muito bem incorporados. A mistura irá ficar mais espessa naturalmente. Deite o preparado na base da tarte parcialmente cozida e leve ao forno pré-aquecido durante 20-30 minutos. O recheio deve ficar firme ao toque mas permanecer ligeiramente macio no centro (não deverá abanar!). Deixe arrefecer por completo. De seguida, tape e leve ao frigorífico durante pelo menos uma hora ou, se possível, de um dia para o outro.
Para o merengue: Pré-aqueça o forno a 150ºC (gás 2). Coloque as claras de ovo na batedeira e bata até ficarem em espuma. Adicione gradualmente 2 colheres de sopa de açúcar de cada vez, batendo bem depois de cada adição. Uma vez adicionado e batido o açúcar todo, junte a essência de baunilha e bata novamente até formar picos firmes. Aviso já que esta parte é a que demora e custa mais. No meu caso tive cerca de 20 minutos até conseguir obter os picos. Com a ajuda de uma colher , deite o merengue por cima da tarte fria, certificando-se de que o recheio da tarte fica completamente coberto. Com a parte de trás de uma colher crie picos e remoinhos no merengue. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos, ou até que o merengue fique castanho dourado e crocante ao toque.
Com este método as claras não ficam completamente cozido pelo que não deve ser servida a crianças muito novas , aos muitos idosos, a indivíduos com o sistema imunitário comprometido ou a mulheres grávidas.
Deixe arrefecer por completo antes de servir.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário