sábado, 27 de agosto de 2011

Guisado de Chambão de derreter água na boca

Finalmente vou poder partilhar alguma coisa com vocês. Peço desculpa por demorar tanto tempo mas já à uns tempos fiz várias coisitas novas mas não tinha as fotos. Como elas já chegaram vou deixar-vos várias receitas que já fiz à uns tempos atrás e ainda hoje meto uma outra receita que estou a fazer agora. Peço também desculpa se encontrarem alguns erros nos posts pois o meu computador tem a placa gráfica estragada e assim não vejo bem o que escrevo. Espero que gostem de tudo.

Esta receita deu-me particularmente prazer a fazer. Para quem não sabe chambão é a carne da coxa da vaca...bastante saborosa. E feita desta maneira garanto que é uma completa delícia, mesmo de derreter água na boca.



Ingredientes:
Azeite
2 cebolas vermelhas, descascadas e picadas grosseiramente (Usei simplesmente cebolas normais)
3 cenouras, descascadas e picadas grosseiramente
3 talos de aipo, aparados e picados grosseiramente (não usei)
4 dentes de alho, com casca (também achei estranho mas curiosamente não encontrei nada na comida por isso e seguro)
alguns raminhos de rosmaninho fresco
2 folhas de louro
1 mão cheia peq1uena de cogumelos porcini secos (usei cogumelos brancos inteuiros e cortei às fatias)
1 pau de canela
1 kg de chambão de vaca, de preferência caseiro ou biológico, sem osso, aparado e cortado em pedaços de 5 cm
sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
1 colher de sopa de farinha
2 latas de 400g de tomare de boa qualidade
2/3 de uma garrafa de chianti (descobri que chianti é vinho mas como não consegui encontrar o tal chianti no alentejo, e duvido muito que consiga, usei vinho branco)

Preoaração:
Pré-aqueça o forno a 180º/gás 4.Numa caçarola de fundo pesado resistente ao calor, aquela um pouco de azeite e frite levemente as cebolas, as cenouras, o aipo, o alho, as ervas, os cogumelos e a canela durante 5 minutos, até amolecerem ligeiramente.Entretante passe os pedaços de carne por farinha temperada (com sal e pimenta), sacudindo o excesso. Junte a carne à caçarola e misture tudo. Depois, junte os tomates, o vinho e uma pitada de sal e pimenta. Deixe levantar fervura fervura, tape com uma camada dupla de papel de alumínio e a tampa e enfie no forno pré-aquecido durante 3 horas ou ate a carne ficar tenra e se desfazer com uma colher*. Prove e verifique o tempero, retire o pau de canela e os ramos de rosmaninho e sirva.

*Como a minha mãe tinha medo de estragar o tacho coloquei em vez num pirex, e resultou na mesma...coloquei o papel de alumínio também mas assim não coloquei a tampa.

2 comentários:

  1. Vou fazer hoje pois pareceu-me realmente boa.
    P.f note que o chambão da palma é da tíbia (osso buco por exemplo)ou do rádio, o "da mão" (pata da frente caso o osso da vaca se chame rádio também).
    Da coxa saiem, da frente para o rabo, a Rabadilha, (a nossa "perna" onde temos cócegas ao apertar) Chã de Fora, (meio, a que leva as joelhadas de lado) Ganso Redondo,(trás,de fora, malditos pelos...) Pojadouro,(o "entre as pernas") e mais acima a Folha de Alcatra, onde se dão as palmadinhas que às vezes não correm bem.
    P.f não leve a mal.
    Depois digo como correu.

    ResponderEliminar
  2. Claro que nao levo a mal, esta a vontade.
    E sim realmente e muito boa!
    Fico então à espera para saber como correu e se gostou.
    Obrigada por comentar.

    ResponderEliminar