Ingredientes (Para 4-6):
1 Pato
sal marinho e pimenta-preta acabada de moer
1 laranja, aos quartos
600g de de occhi di lupo ou rigatoni
2 nozes de manteiga
1 mão-cheia grande de queijo parmesão acabado de ralar, mais para servir
1 ramo pequeno de salsa fresca, picada fina
raspa e sumo de 1 laranja
vinagre de vinho tinto
azeite
6 fatias de pancetta, em cubos (usei bacon)
1 cebola vermelha, descascada e aos cubinhos
2 cenouras, descascadas e picadas finas
2 talos de aipo, aparados e cortados finos (não usei)
6 raminhos de rosmaninho fresco, folhas retiradas e picadas finas (não usei)
1 pau de canela
4 dentes de alho, descascado e cortado fino
2 latas de 400g de tomate de boa qualidade
1/2 garrafa de vinho tinto frutado, como Valpolicella ou Barbera (usei vinho tinto normal)
opcional: caldo de galinha (não usei)
1 mão-cheia de sultanas (não usei)
1 mão-cheia grande de pinhões
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC/gás 4. Esfregue o pato com azeite, tempere generosamente com sal e pimenta e introduza os quartos de laranja na cavidade. Coloque o pato com o peito para baixo num tabuleiro de ir ao forno durante 2 horas, virando-o nos sucos a cada 30 minutos, até a pele ficar fina e estaladiça e a carne tenra e deliciosa, com uma ligeira fragrância a laranja. Retire o pato do tabuleiro e ponha-o de lado para arrefecer durante 15 minutos. Durante a cozedura, o pato libertará muita gordura e pode deitá-la num frasco (só a gordura, não os sucos da carne) e guardá-la para assar batatas noutro dia.
Para fazer o molho agridoce, deite um pouco de azeite, numa caçarola grande e frite os cubos de pancetta (bacon) até alourarem um pouco, depois junte a cebola, as cenouras, o aipo, o rosmaninho, a canela e o alho e frite lentamente durante 10 minutos, até os legumes amolecerem. Junte os tomates à caçarola e deite o vinho tinto. Deixe fervilhar, deixando o molho cozinhar durante mais 25 minutos. Depois, separe a carne dos ossos, lasque e junte ao molho de tomate. Cozinhe durante mais meia-hora, ajustando a consistência, se necessário juntando um pouco mais de caldo de frango ou água. Retire o pau de canela, prove o molho, corrija o tempero e junte as sultanas e os pinhões.
Deite a massa numa panela de água a ferver com sal e coza segundo as instruções da embalagem, depois escorra e reserve alguma da água de confecção. Misture a massa com o molho, mexa bem e retire do lume, juntando depois a manteiga, o parmesão, a salsa, a raspa e sumo de laranja e uma boa dose de vinagre. Dilua o molho com alguma água da confecção reservada se for necessário. Verifique mais uma vez o tempero e sirva imediatamente numa travessa grande ou em pratos individuais, com mais parmesão ralado.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário