Ingredientes:
Massa
150g de manteiga
150g de açúcar
1 ovo
280g de farinha
1 colher de chá de canela em pó
manteiga e farinha q.b
Recheio
200g de queijo-creme (usei Philadelphia)
250g de açúcar
4 gemas
2 ovos
1 limão (raspa)
100g de miolo de noz
150g de gila (doce de gila)
2 colheres de sopa de manteiga
açúcar em pó q.b
Preparação:
Ligue o forno a 180º. Unte uma forma de tarte, com fundo amovível, com manteiga; forre o fundo da mesma com papel vegetal e unte-o igualmente.
Bata muito bem a manteiga com o açúcar (aconselho a ligeiramente aquecer a manteiga para ser mais fácil de misturar). Adicione-lhes o ovo e envolva-lhes a farinha, previamente misturada com a canela, até obter uma massa homogénea. Coloque a massa no frigorífico, durante 20 minutos.
Prepare o recheio: Misture o queijo-creme com o açúcar, as gemas, os ovos, a raspa de limão, o miolo de noz triturado e a gila. Termine com a manteiga derretida e mexa até obter um preparado homogéneo.
Retire a massa do frio e estenda-a sobre uma superfície enfarinha. Nesta parte costumo sempre, em vez de a esticar, coloco-a directamente na forma e vou moldando com os dedos. É mais prático e rápido. Forre a forma com a massa e recheie-a com o preparado.
Leve ao forno durante 45 minutos , se ver que a tarte está a ficar muito torrada coloque-lhe um pedaço de papel de alumínio ou vegetal; retire. Deixe arrefecer e desenforme. Polvilhe a tarte com açúcar em pó e decore-a a gosto.
Dica: Para ser mais rápido, utilize massa folhada de compra.
Sem comentários:
Enviar um comentário